quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cataratas do Iguaçu - Brasil - uma das maravilhas da natureza


Considerada uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas nas fronteiras entre o Brasil e Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu – maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo – tombada pela UNESCO, desde 1986, como Patrimônio da Humanidade.

Uma cascata impressionante com quedas d’água de até 80m de altura formam um cânion de 2.700 metros entre os dois países vizinhos que encantam os visitantes com a movimentação de seus sprays d’água e seus 275 saltos, principalmente o maior deles – a Garganta do Diabo. O som das águas batendo sobre as pedras pode ser ouvido a quilômetros de distância.

Este cenário exuberante foi esculpido há 150 milhões de anos, mas de acordo com a lenda de uma antiga tribo indígena da região, a formação deste monumento natural se deu pela fúria do deus Mboy que penetrou nas entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, gerou o grande penhasco no rio para impedir a fuga dos índios Tarabá e Naipi –a jovem mais bela da tribo que seria entregue à sua consagração

Ao caminho das Cataratas os visitantes podem percorrer uma trilha pavimentada de 1.600m que proporciona uma experiência energizante pelo contato com a vegetação, pássaros, borboletas, e simpáticos quatis, sem contar a encantadora vista das Cataratas Argentinas, do outro lado do rio. Chegando ao espaço Naipi, uma passarela leva os turistas a verem de perto o grande salto das águas no cânion e a se refrescarem nas nuvens de vapor que saem daquela imensa cortina d’água. Um dia é pouco para viver toda essa maravilha.

Se você for a Foz do Iguaçu - recomendo procurar os serviços de transportes de Nilsa W. Munslinger, a conheci na recente visita que fiz a Foz do Iguaçu - ela é uma pessoa calma, simpática, educada, dirige muito bem e conhece todos os roteiros turítiscos da tríplice fronteira - Brasil, Paraguay e Argentina. O endereço e telefones de Nilza estão na foto do seu cartão que se vê logo abaixo.


Cartão de Nilsa W. Munslinger

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu




Marcos e a esposa, Samea e a filha Júlia

Samea e o pai Audir de Araújo Paiva




Samea Ulisses Paiva

Em primeiro Plano - Marcos Antônio Almeida Silveira, Samea, Irani e Júlia

Audir, Irani, Samea, Marcos e Júlia

Audir e a esposa, Irani