segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia 19 de Maio lançamento da 2ª Edição do Livro O Berço dos Araújo Paiva em São Miguel do Tapuio Piauí

Dia 19 de maio de 2012 as 19:30h no Clube Municipal de São Miguel do Tapuio, Piauí, minha terra natal, ocorrerá a solenidade de lançamento da 2ª Edição Revista e Ampliada do meu livro O Berço dos Araújo Paiva.

Em resumo o jurista cratense Dr. Aglezio de Brito que já fez a apresentação da primeira e da segunda edição do livro na cidade de Crato, escreveu:

“Neste livro, o escritor abre as cortinas da sua vida, da sua família e da família de sua mulher Irani, exibindo para o mundo uma das mais perfeitas histórias da vida real, cujas cenas são marcadas pelo exemplo da união, do amor, do trabalho honesto e da perseverança, que nasceram das mesmas raízes do seu tio-avô Manoel Evaristo de Paiva, fundador da sua Terra Natal, São Miguel do Tapuio, no Estado do Piauí; e dos seus avós maternos, Francisco Alcântara e Maria José de Paiva e os paternos, Francisco Avelino de Sousa e Maria Gonçalves de Araújo, floresceram com João Martins de Araújo e Dona Maria do Carmo de Araújo, pais de Audir, e produziram frutos da qualidade de Ary, Audir Primeiro, Aníbal, Ailton, Adilson, Almy, João, Anésio, Gracinha e o próprio Audir, autor deste livro. Esta árvore familiar exemplar ainda safreja com intenso vigor, contribuindo, sempre, para a força e a beleza dos Araújo Paiva, com o trabalho profícuo de Sheila, Shírley, Samea e Audir Filho, filhos de Audir; e com o verdor gratificante da alegria trazida pelos netos: Felipe, Victor, Audir, Lara e Júlia.

““O Berço dos Araújo Paiva”” não é, entretanto, somente a história de uma família. E se somente assim o fosse, já valeria a sua leitura, pela narrativa plena de exemplos de vida, escrita em excelente estilo literário, de uma diversidade sequencial palpitante, que mantém o leitor preso em sua leitura contextual, do começo ao fim do livro.

A obra constitui-se num compêndio da História do Piauí, notadamente de São Miguel do Tapuio e da História das cidades cearenses de Potengi e Crato, cidades que adotaram o autor, cujos capítulos, inseridos de maneira magistral no bojo desta produção literária, deverão fazer parte, além das bibliotecas, dos livros adotados nas escolas dos respectivos Municípios, para o ensinamento da história sócio-econômico-cultural, política e étnica dessas regiões do Nordeste do Brasil.