terça-feira, 2 de agosto de 2011

Potengi - Ceará - Zona Rual (Fazendas)

Registro fotográfico - Audir Paiva

Adiante vamos conhecer através de fotos as belas fazendas que ficam encravadas entre os municípios de Potengi, Assaré e Campos Sales no Estado do Ceará. Algumas delas pertencem ou pertenceram à família da minha esposa, Irani Ulisses Paiva a qual em sua infância e adolescência passava dias de suas férias escolares na Fazenda Veneza na casa de Dona Otília, sua avó materna. Na Veneza é onde fica o famoso Balneário Pinicoró.

É uma pena que essas propriedades pouco a pouco estão sendo abandonadas, pois com a morte dos seus proprietários, os sucessores, especialmente a geração mais nova, a maioria não tem mais interesse em permanecer no lugar. Atualmente essas terras nada produzem e a maioria de suas casas estão fechadas. Entre as causas do abadondo dessas bonitas terras, parte é a falta de políiticas públicas para os agricultores e a política educacional oficial, a qual desistimula os nativos permanecerem em seu habitat, pois os governantes com a desculpa de reduzir custos passaram a fechar as escolas nos Sítios, locais onde as crianças nasceram. Preferem conduzi-las por quilômetros de distância em transportes caros, porém precários por péssimas estradas para estudarem nas escolas da sede dos municípios.

Essa prática alimenta um mal terrível para a sobrevivência das propriedades rurais, pois as crianças crescem e se acostumam com a vida fantasiosa das cidades, além do agravante provocado pela distorcida política social dos governantes que está criando a cultura que ninguém precisa trabalhar, porque o governo garante os benefícios sociais com o nome de bolsa família, educação, alimentação etc. Esses auxílios deveriam ser temporários e por um curto espaço de tempo. Entretanto tendem a se perpetuarem, haja vista que muitas vezes somados todos os de uma família, a renda mensal supera a de muitos doutores, enquanto a renda daqueles que passaram a vida trabalhando duro na roça, quando chega a velhice, têm que se contentarem com uma aposentadoria de miséria para sobreviverem.

O pior é que essa geração está ficando viciada nas beneficies dos programas sociais governamentais, por isso no futuro próximo ao atingirem a idade para aposentadoria, talvez nem isso tenham, pois não são mais rurícolas e nem foram trabalhadores urbanos, portanto não contribuíram para a previdência social.

Os jovens nativos dessas terras que estudam desde criança na cidade, ao atingirem a idade adulta não voltam e não aceitam a viver e trabalharem a terra, para modernizarem as fazendas criando oportunidades para cresçerem e produzirem, inclusive, com responsabilidade, continuar a nascer novas crianças as quais serão os futuros e modernos agricultores, pecuárista etc.

O resultado de tudo isso, é a superpopulação das cidades, com o crescimento desordenado e muitas favelas. Sem contar a violença que retira do povo o direito de tranquilamente sentar-se nos bancos das praças como ainda se pode fazer nas praças de algumas vilas ou nas calçadas e terreiros de algumas fazendas.



Audir e a esposa, Irani na Praça da Igreja da Fazenda Varjota - Aqui se tem a tranquilidade que falta nas cidades.

Fazenda Veneza - A Casa Grande da família Gomes de Sousa ficava ao lado deste Lajedo.

Ruínas da Casa Grande da matriarca dos Gomes de Sousa (Dona Otília), avó materna de Irani minha esposa (Fazenda Veneza).

Casa de Valdir Gomes de Sousa (Fazenda Veneza)

Cerca de pau a pique

Casa de Francisco Gomes de Sousa (Fazenda Veneza)

Balneário Pinicoró (Piscina talhada na rocha pela natureza - (nunca secou)

Balneário Pinicoró

Balneário Pinicoró

A partir da esquerda: Antonio Ulisses, Almino Alencar, Audir Paiva, Irani Paiva e João Ulisses - local: Pinicoró - Fazenda Veneza - Potengi - Ceará


A partir da esquerda: Amino Alencar, Audir Paiva, Irani Paiva, João Ulisses e Gilcemar Tenório


Passagem para o balneário Pinicoró


Pinicoró


Pinicoró


Pinicoró


Pinicoró


Gilcemar Tenório Alencar - Local: Pinicoró Fazenda Veneza - Potengi - Ceará


Pinicoró


Pinicoró

Gilcemar Tenório e Francisco Ulisses - Local: Pinicoró


João Ulisses e o primo Almino Alencar - Local: Balneário Pinicoró


Irani Ulisses Paiva - Local: Balneário - Pinicoró - Fazenda Veneza - Potengi - Ceará.


Audir Paiva e sua esposa, Irani Ulisses Paiva


Tunico de Sousa recebe o amigo Chico Ulisses em sua casa na Fazenda Volta


Bois da Fazenda


Casa de Adocilio Tenório de Alencar - Fazenda Varjota



A partir da esquerda: João Ulisses, Almino Alencar, Antonio Ulisses, Gilcemar Tenório, Irani Paiva e o esposo, Audir Paiva

Estrada da Fazenda Veneza


Casa Grande da Fazenda Varjota

Fazenda Mata Fresca

Marcos Antînio e João Ulisses em frente ao Curral da Fazenda Mata Fresca

Curral da Fazenda Mata Fresca

Construção da nova casa da Fazenda Mata Fresca