sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que foi publicado sobre o livro O Berço dos Araújo Paiva

Publicado no Gazeta de Notícias - Audir Lança seu livro com a trajetória da família Paiva


O Jornal Gazeta de Notícias de Crato do dia 8 de setembro de 2009 - Publicou a matéria abaixo sobre o lançamento do livro O Berço dos Araújo Paiva de autoria de Audir de Araújo Paiva.


Não é simplesmente Audir, mas Audir de Araújo Paiva, como todos preferem chamá-lo, que lançou, nesse dia 5 de setembro último, nos salões do Rotary Club de Crato seu livro, digamos, de memórias da profícua vida de Exemplo e Cidadania, com o título: “ O Berço dos Araújo Paiva", um feixe de escritos, fatos e fotos, descrito genealógico, datas, histórias de sua cidade São Miguel do Tapuio e do Crato, em sua contemporaneidade.
O livro foi alvo de elogios, pelos que se anteciparam na leitura e admiração pela apresentação e qualidade gráfica dos que receberam o livro por ocasião do lançamento.
Audir de Araújo Paiva é um gentleman, cidadão recatado e humano na expressão literal da palavra. Tudo se resume em Audir ser um cidadão, cuja vida tem história que só coube num livro de 300 páginas. (matéria publicada no Jornal Gazeta de Notícia de 8/9/2009)


Sábado, 5 de Setembro de 2009

Audir de Araújo Paiva - Lançará em Crato o livro "O Berço dos Araújo Paiva", de sua autoria

Audir de Araújo Paiva lançará em Crato o livro de sua autoria intitulado "O Berço dos Araújo Paiva". A solenidade de lançamento será no próximo dia 5 (sábado) de setembro de 2009, às 20h na sede do Rotary Club de Crato. O Livro contém a capa em cores em belo design e 293 páginas, ilustradas com fotos. E conta em resumo a história da cidade de São Miguel do Tapuio, Piauí, terra natal do autor. Também há crônicas e biografias. Tem um capítulo, com 22 páginas dedicado ao município de Crato, cidade onde autor reside há quase 50 anos. Audir Paiva confessa que também, considera o Crato como a extensão do berço dos Araújo Paiva. Pois é cidadão cratense de fato e de direito por resolução do Poder Legislativo, além de que em Crato, nasceram todos os seus quatro filhos. Audir de Araújo Paiva é economista, advogado e juiz classista federal do trabalho (aposentado). Piauiense, natural da cidade de São Miguel do Tapuio, Estado do Piauí, onde nasceu no dia 10 de outubro de 1945. Casou-se, em Crato com professora Maria Irani Ulisses Alencar Paiva natural de Potengi, Ceará.



Publicado no Blog do Crato
Livro"O Berço dos Araújo Paiva" será lançado no próximo sábado, em Crato

Convidamos a sociedade Cratense para prestigiar a solenidade de lançamento do livro intitulado "O Berço dos Araújo Paiva", da autoria de Audir de Araújo Paiva. O evento ocorrerá no próximo dia 5 (sábado) de setembro de 2009, às 20h – Local: Sede do Rotary Club de Crato – Rua Rotary S/N – Bairro Novo Horizonte (estrada do grangeiro) Crato - Ceará. O Livro contém 293, ilustradas com fotos e conta um resumo da história do Crato e da cidade São Miguel do Tapuio, Piauí, terra natal do autor, cidade que fica no Centro Norte do Estado do Piauí e limita-se ao Leste com as cidades cearense de Novo Oriente e Crateús, região dos Inhamuns cearense. Também há crônicas e biografias. O Capítulo XIV, com 22 páginas é dedicado à cidade do Crato, onde reside há 49 anos. O autor, confessa que considera o Crato como a extensão da sua terra natal, e já é cidadão cratense de fato e de direito, por resolução do Poder Legislativo do Crato.

Por: Dihelson Mendonça

Postado por Dihelson Mendonça em 02 Setembro 2009, às 8:39 PM
Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

OAB/Crato/CE destaca em seu site a doação para a sua Biblioteca de um exemplar do livro “O Berço dos Araujo Paiva

O ilustre advogado Audir de Araujo Paiva doou a biblioteca da OAB/CE - Subseção de Crato, um livro de sua autoria intitulado " O Berço dos Araujo Paiva", publicado pela BSG - Bureau de Serviços Gráficos. O livro registra a história genealógica da família Araujo Paiva, bem como de sua cidade São Miguel do Tapuio/PI e Crato/CE .
Postado por OAB/Crato às 08:24
http://oabcratoce.blogspot.com/2009/10/o-berco-dos-araujo-paiva.html


Aos 102 anos de idade, Dr. Raimundo de Oliveira Borges Elogia o livro O Berço dos Araújo Paiva e Parabeniza o escritor Audir de Araújo Paiva


Clique na imagem do texto que se encontra mais abaixo para ampliar a reprodução do original da carta datilografada datada de novembro de 2009, enviada ao autor do livro O Berço dos Araújo Paiva pelo renomado advogado e escritor; e grande rotariano, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, na qual ele elogia o conteúdo do livro e parabeniza o escritor Audir de Araújo Paiva, pelo ótimo trabalho que realizou. Dr. Borges, como é conhecido, é o advogado mais velho do Cariri, tem dez livros publicados e completou 102 anos de idade no dia 2 de julho, com a lucidez de um jovem.

Dr. Borges nasceu em 1907, na Vila de São Pedro, onde hoje é a cidade de Caririaçu. Filho de Clemente Ferreira Borges e Maria José de Oliveira Borges. Fez o curso primário nas escolas públicas da terra natal, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza e no Ginásio da Bahia, Salvador, em 1927.

Em Março de 1928 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, fazendo nesta o 1º ano. Em 1930 cursou a Faculdade de Medicina de Recife, terminando nesta o 2º ano. Abandonou por problema de saúde o curso médico e em 1933 matriculou-se na Faculdade de Direito do Ceará, Fortaleza, concluindo aí o curso jurídico, em 1937, sendo o orador da turma.
.
Exerceu as funções do Promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Nesta, posteriormente, foi advogado de ofício. Foi vereador da Câmara Municipal do Crato e depois Secretário da Municipal. Foi Suplente de Deputado pelo Partido Social Progressista.
.
Cidadão Honorário do Crato, título outorgado pela Câmara Municipal. Presidente o Rotary Club do Crato, por duas vezes. Ex-Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Membro do Instituto Cultural do Cariri - ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, sócio correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense de Juazeiro do Norte, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições.


A seguir a íntegra do texto da carta que o renomado escritor Dr. Raimundo de Oliveira Borges enviou ao colega Audir de Araújo Paiva


" HISTÓRIA SINTÉTICA DO CRATO - Acabo de ler, com atenção e proveito, o livro – O BERÇO DOS ARAÚJO PAIVA – de Autoria do Dr. Audir de Araújo Paiva.

Descreve ele, alem da genealogia da sua ilustre família, uma sintética e admirável história do Crato, em apenas um Capítulo, o de nº XIV, da página 115 e 138.

Audir é piauiense da gema e chegou ao Crato ainda moço, onde só com o seu próprio talento, conseguiu diplomar-se em Direito e exercer destacadas funções até chegar a Juiz Classista Federal do Trabalho.

Começa, como dito, pelo Capítulo XIV e com o título – CRATO PRINCESA DO CARIRI. E prossegue, de etapa em etapa, descrevendo o desenvolvimento desta cidade histórica, desta cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara.

Estampa a Coluna da Hora, a estátua de Cristo Rei, na antiga Praça da Estação da Rede de Viação Cearense; o Brasão da cidade, o Hino do Crato, de autoria do poeta Martins d’Alvarez, o Seminário São José, o prédio da Reitoria da Universidade Regional do Cariri, na Rua Cel. Antônio Luiz, o Teatro Raquel de Queiroz, o Museu Histórico, o Novo Trem do Cariri, de Crato a Juazeiro, o prédio da antiga Rede de Viação Cearense (RVC) e, finalmente, uma vista aérea da cidade que vai se alargando pelo sopé da encantadora Serra do Araripe.

O Crato tem este condão: Atrai, fascina e mantém no seu seio aconchegante e amigo todas as pessoas que aqui chegam às vezes como simples visitantes e ficam para o resto da vida. E são Alexandre Arraes de Alencar, Antônio de Alencar Araripe, Pedro Felício Cavalcanti, Humberto Macário de Brito, Ariovaldo Carvalho, Padre Antônio Gomes de Araújo, Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, Francisco Cícero Pierre, Antônio Alves de Moraes Júnior, Teunas Soares, George Lucetti, Audir de Araújo Paiva e outros vultos de igual renome.

Não foi, pois, sem razão, que a Edilidade gravou na coluna de Cristo Rei: “Sede bem vindo, aqui há lugar para todas as pessoas de boa vontade.”

Parabéns, Dr. Audir, a você que é um rotariano cem por cento, que tem dado ao Crato tudo de si antes de pensar em si, consoante a característica do grande grêmio internacional; você é incontestavelmente, uma daquelas pessoas de boa vontade que o Crato conserva no íntimo do seu coração e da sua afetividade. Parabéns. Novembro de 2009. Raimundo de Oliveira Borges.”
Fonte: site do Rotary Club de Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário