quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

50 anos depois, os Araújo Paiva visitam a Furna João Martins - São Miguel do Tapuio, Piauí

Entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2010, os Araújo Paiva que descendem do senhor João Martins de Araújo e Dona Maria do Carmo Paiva , estiveram em sua terra natal, São Miguel do Tapuio, Piauí. A comitiva foi liderada por Audir de Araújo Paiva, que veio para o lançamento do seu livro “O Berço dos Araújo Paiva”.

Depois de cinqüenta anos os Araújo Paiva, voltaram à propriedade Barraca das Tabas que fica no município de São Miguel do Tapuio, e no passado pertenceu aos seus pais. Com o apoio do senhor Natinho, secretário de educação do município o qual disponibilizou um veículo para a família Araujo Paiva; e do Dr. Jorge que pessoalmente conduziu o seu veículo com alguns membros da família visitante, até as proximidades da propriedade, e os acompanhou a pé, até a furna João Martins.

Chegaram ao local com a orientação de vagas lembranças de infância do Audir que passava as informações ao senhor José Domingos, nativo do lugar. A pé, percorreram trilhas até a Furna João Martins, como é conhecida por ser o seu descobridor. Gracinha a filha mais nova do casal João Martins e Dona Docarmo não conhecia o local. O seu maior desejo era um dia visitá-lo. Essa caverna no passado foi moradia de animais selvagens, especialmente onças. Também, foi moradia de índios Tapuios. E foi inicialmente utilizada por seu descobridor João Martins como o rancho da propriedade.







Estrada para a Barraca das Tabas










Baixa do Cajueiro - Barraca das Tabas












Trilha que leva a Furna João Martins

















































Audir chega ao topo da Furna João Martins, emocionado abre os braços e grita: Chegamos!








Furna João Martins - Barraca das Tabas - São Miguel do Tapuio - PI. Legenda da foto da esquerda para a direita: Jorge Soares Morais, Audir de Araújo Paiva e sua esposa, Irani; Pedro Hugo, neto do Aizio Tavares Bringel; Alex Torres Araújo, mais atrás, sua esposa, Lívia; Carlos Alberto Araújo Torres (conhecido por Beto), e Gilvan









Alex e Lívia sentados sobre a Furna João Martins














Audir e o guia José Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário