Parque Municipal Pedra do Castelo - Foto: Audir Paiva
O Parque Municipal Pedra do Castelo, está localizado a margem direita do Riacho da Palmeira a 20 km a Noroeste da sede do município de Castelo do Piauí, sendo que são 18 km de asfalto e 2 km de estrada vicinal. O terreno em volta é plano e arenoso, formado por vegetação de transição entre a caatinga e o cerrado, composta em sua maioria por: chapadas, faveiras, macambiras e cactos típicos da região (xique-xique e mandacaru). O monumental bloco de arenito, que se formou com o passar das eras, em função da erosão hídrica e eólica formaram-se vários salões que foram usados por civilizações pré-históricas como habitação e cemitério. Os colonizadores portugueses a intitularam “Pirâmide do Marvão”. Os blocos de arenito se encaixam deixando a impressão de ser uma única estrutura, em forma de um castelo medieval. Em sua maioria possuem cerda dezoito metros de altura, e treze salões, sendo os principais: o salão de entrada, o salão dos anjos, o mirante (topo) e o quarto escuro (local onde dizem que a imagem de uma santa foi encontrada).
No seu interior, o castelo guarda diversas formas de inscrições rupestres, que se caracterizam pela não interpretação das cenas representadas. Por não ter sido feito ainda um estudo arqueológico dessas pinturas, não se pode afirmar a que tipos de tradição pertencem, porém apresentam muitas semelhanças com as tradições agreste e geométrica, ou seja, grafismos puros e figuras geométricas. As substancias utilizadas nas pinturas da cor vermelha são derivadas da hematita (óxido de ferro) misturada com corante natural e as de cor amarela são simplesmente compostas pelo óxido de ferro e corante natural hidratado.
Sua mística continua até os dias atuais, considerado por muitos como um lugar sagrado, que sempre influenciou o imaginário da população. Religiosos de diversos credos a utilizam como templo ecumênico. No feriado do dia dois de novembro, dia de finados e na semana santa são realizadas grandes romarias ao local, inclusive com a celebração de atos religiosos.
Somente em julho do ano 2007, foi oficialmente criado o “Parque Municipal Pedra do Castelo”, assegurando, assim, o desenvolvimento turístico aliado à sua preservação.
Entrada Principal - foto Audir Paiva
Salões - foto Audir Paiva
Salões - foto Audir Paiva
Audir de Araújo Paiva e Irani sua esposa, conhecendo as belezas naturais do Piauí, Estado, onde Audir nasceu - foto Gracinha Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário