terça-feira, 6 de maio de 2014

Maçonaria - História e Princípios

Foto: Templo da nossa loja maçônica Deus e Amor nº 84 - Crato - Ceará - 2014 - 80 anos.
A Loja Maçônica Deus e Amor nº 84, neste ano de 2014, completou 80 anos de sua instalação em Crato, Ceará. Obediente à Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, rito escocês, antigo e aceito. Na qual pertenço ao seu quadro de irmãos maçons desde o ano 1972. 

Em verdade, pouco se sabe sobre a origem da maçonaria, que se perde nos primórdios da história ocidental. O grande marco conhecido, que formatou a maçonaria como ela é hoje, foi o humanismo francês.

Nos primórdios da humanidade, o conhecimento era restrito a grupos de pessoas que dominavam as artes, as técnicas construtivas, a escrita, as leis humanas e divinas. Estas pessoas, com o intuito de aprimorar e compartilhar seus conhecimentos, se agruparam em corporações voltadas para a arte da construção. Aliás, o termo maçom é uma palavra de origem do inglês mason, que significa "pedreiro", pois, sendo eles obras do Arquiteto Universal, eles também são obreiros e construtores deste mundo.

A partir do iluminismo francês e em contraponto ao obscurantismo da Idade Média, com o objetivo de manter vivo e efervescente o conhecimento, os filósofos e pensadores se aproveitaram das corporações de construtores, para criar a maçonaria construtora não mais de obras, mas sim de homens e, por conseguinte, da humanidade, no sentido do seu aprimoramento moral e espiritual.

No Brasil, a história da maçonaria confunde-se com a própria história do País. Ao defender e difundir os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, símbolos da Revolução Francesa, nos idos do ano 1789, a maçonaria plantou nos brasileiros e nos povos da América conceitos de democracia e da coisa pública definidos na antiga civilização grega. Estes conceitos criaram as repúblicas ocidentais, os sistemas econômicos, a teoria evolucionista, a filosofia cartesiana, a democracia; enfim, as bases estruturais da cultura e do desenvolvimento ocidental.

Por indução da Maçonaria e iniciativa de maçons, ocorreram a Inconfidência Mineira, (1789) a independência do Brasil(1822), a Revolução Farroupilha, no Rido Grande do Sul(1835/1845), a Lei do Ventre Livre (1871), a libertação dos escravos (Lei áurea,1888) e a criação da república (1889).

A Maçonaria, seguindo os seus princípios fundamentais, silenciosamente está presente em todos os movimentos pelo desenvolvimento e melhoria de vida da humanidade.

Os Princípios Fundamentais da Maçonaria gravitam em torno de uma Ordem Universal, formada por homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, as quais, por métodos ou meios racionais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para a construção moral e espiritual da sociedade humana e justa. É fundada no amor fraternal, na esperança de que, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância, virtude e sabedoria, com a constante e livre investigação da verdade, com o progresso do conhecimento humano, das ciências e das artes, sob a tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade dentro dos princípios da razão e da justiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.

A Maçonaria proclama, desde a sua origem, a existência de um Princípio Criador, ao qual, em respeito a todas as religiões, denomina Grande Arquiteto do Universo; A Maçonaria Simbólica divide-se em três graus, universalmente reconhecidos e adotados: Aprendiz, Companheiro e Mestre;

A Maçonaria, cujo objetivo é combater a ignorância em todas as suas modalidades, constitui-se numa escola mútua, impondo o seguinte Programa:

- obedecer às leis democráticas do País;
- viver segundo os ditames da honra;
- praticar a justiça;
- amar ao próximo;
- trabalhar pela felicidade do gênero humano, até conseguir sua emancipação progressiva e pacífica.

A Maçonaria proclama, também, os seguintes postulados: Amar a Deus, à pátria, à família e à humanidade;
Exigir de seus membros boa reputação moral, cívica, social e familiar, pugnando pelo aperfeiçoamento dos costumes;

Lutar pelo princípio da equidade, dando a cada um o que for justo, de acordo com sua capacidade, obras e méritos; 

Praticar a caridade e a benemerência de modo sigiloso; 
Combater todos os vícios; 
Considerar o trabalho lícito e digno como dever primordial do homem; 
Defender os direitos e as garantias individuais; 
Exigir tolerância para com toda e qualquer forma de manifestação de consciência, de religião ou de filosofia, cujos objetivos sejam os de conquistar a verdade, a moral, a paz e o bem estar social.

Os ensinamentos maçônicos induzem seus adeptos a se dedicarem à felicidade de seus semelhantes, não somente porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas porque esse sentimento de solidariedade os faz amigos de todos os seres humanos.

Ao ingressar nessa entidade, o maçom amplia a sua família em milhões de irmãos maçons, em todo o globo terrestre.


Fonte: Paiva, Audir de Araújo - O Berço dos Araújo Paiva - 2ª edição revista e ampliada ano 2011 - Editora BSG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário